domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Sacramento da Confissão

Paróquia São Francisco de Assis
Piracuruca – PI






“Antes da confissão, ouvi na alma estas palavras: Minha filha, conta-lhe tudo e desvenda toda alma diante dele, como fazes diante de Mim. Nada receies, para a tua tranquilidade, coloco esse sacerdote entre Mim e a tua alma, e as palavras que ele te disser - são Minhas. Desvenda diante dele as coisas mais ocultas que tens na alma. Eu lhe concederei luzes para que conheça a tua alma. (Diário de Santa Faustina, 232)


“Deixai-vos purificar pela minha misericórdia”



1. Quem nos deixou a confissão
O próprio Jesus Cristo, pois Deus é misericordioso e não quer que estejamos em pecado. Podemos encontrar isso no Evangelho: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos” (João 20, 22-23). O padre na confissão é um instrumento de Deus, pois é o Senhor quem perdoa pecados.

2. Condições para a boa confissão

São necessárias três coisas importantes: reconhecer que pecamos, arrepender-nos dos pecados fazendo o propósito de não mais pecar e pedir perdão por esses pecados na confissão. Não basta apenas se arrepender do pecado é necessário confessar diante do sacerdote que em nome de Deus perdoará nossos pecados.

3. Podemos pedir perdão diretamente a Deus?

Antes de nos aproximar da confissão devemos fazer exame de consciência e pedir perdão a Ele em oração. Mas, é na confissão que Ele perdoará nossos pecados graves. Querer confessar diretamente a Deus sem a confissão é sinal de orgulho (falta de humildade), pois foi Ele quem nos deu esta grande graça de termos nossos pecados perdoados.

4. Por que é importante nos confessarmos com frequência?
Temos nossos pecados perdoados por Deus, quando nos confessamos. Na confissão recebemos do Espírito Santo a força para não cair, por isso é necessário sempre confessar. Mesmo que apenas tentados sem ter ainda cometido o pecado, pela confissão teremos esta força para não pecar. Por isso, quanto mais tempo passamos sem nos confessar, mais fraco estaremos diante da tentação.


5. Exame de consciência

Uma ótima forma de analisar nossa vida é a partir dos mandamentos. Retire-se para um lugar silencioso e reze ao Espírito Santo pedindo ao Senhor para que você possa lembrar de todos os seus pecados ainda não confessados. Você pode grifar os pecados que você acha que cometeu ou pode colocar em uma folha a parte.

1º Amar a Deus sobre todas as coisas (e ao próximo): Abandonei a minha fé indo para igrejas evangélicas? Duvidei da existência de Deus? Zombei da religião? Deixei de rezar quando podia rezar? Afirmei com palavras e atitudes que as coisas de Deus como ir a missa ou rezar são coisas que não tem valor? Coloquei o trabalho ou o estudo acima de Deus? Deixei de confiar em Deus nas dificuldades e busquei o espiritismo, macumba, adivinhação por meio de cartas e simpatias? Deus está presente na pessoa dos necessitados; desrespeitei algum mendigo ou pedinte jugando somente por ser pobre? Desperdicei alimento deixando de ajudar o pobre? Rezei ou me preocupei com os enfermos? Rezei ou visitei os presos ou por palavras afirmei que não merecem ser bem tratados? Acumulei roupas ao invés de ajudar as pessoas que pouco tem? Alimentei o vazio do meu coração com coisas que não são de Deus como as drogas? Rezo pelos mortos? Estive próximo e fui solidário com as famílias que passam pela dor da morte? Fui rude com pessoas a quem deveria respeitar como tios, professores ou superiores? Fui ignorante com meus avós ou outras pessoas idosas?

2º Não tomar o seu Santo Nome em vão: Cantei músicas contrárias a minha fé como as músicas indecentes ou satânicas? Zombei da Igreja, das cerimônias religiosas ou dos padres e bispos? Falei mal do Papa? Acusei a Igreja de ser desonesta? Afirmei que Deus é injusto e nos castiga? Desejei o mal para os outros? Contei piadas usando Deus, a Igreja, Maria ou as coisas sagradas? Fiz promessas e não cumpri?

3º Guardar os dias santos:
Passei por muito tempo aos domings na frente da tv, internet ou celular? Faltei na missa aos domingos sem motivo justo? Fiz piada com a santa missa ou com a Eucaristia? Cheguei a afirmar que missa é coisa chata? Fui na missa para "cumprir a obrigação" apenas? Tive preguiça de rezar ou ir a missa? Dediquei uma parte do meu tempo a Deus, lendo a Bíblia e rezando? Na sexta feira santa e quarta feira de cinzas fiz jejum e abstinência de carne?


4º Honrar pai e mãe: Fui desobediente e ignorante com meus pais gritando com eles, sendo indiferente? Desejei-lhes algum mal? Pedi a morte para eles? Falei mal de meus pais? Usei palavras grosseiras com eles?

5º Não matar: Cultivei o ódio em meu coração? Deixei de dar o perdão a quem me pediu? Desejei a morte para mim ou para alguém? Incentivei alguém a cair em pecados? Seduzi alguém ao pecado? Defendi ou pratiquei o aborto? Aconselhei alguém a fazer o aborto? Defendi a guerra ou a pena de morte? Pensei ou tentei cometer suicídio? Matei indevidamente ou judiei com animais?


6º Guardar a castidade; 9º e não cobiçar a mulher (ou marido) do próximo:
Tenho visto materiais pornográficos como vídeos e filmes? Realizo ou aprovo o sexo fora do matrimônio? Tenho costume de olhar com malícia o corpo das pessoas e às vezes proferindo palavras desrespeitosas para com elas? Tenho me vestido de maneira sensual? Provoquei os outros a pecarem contra a castidade? Alimentei intrigas separando casais de namorados ou de pessoas já casadas? Aprovei a prostituição?  Zombei da virgindade de alguém? Envergonhei-me de ser virgem? Acompanhei programas de TV que mostram pessoas praticamente sem roupa alimentando assim pensamentos contra a castidade? (os olhos são a janela da alma). Apoiei ou pratiquei o homossexualismo? (não devemos desrespeitar a pessoa do homo sexual, mas não podemos enquanto cristãos apoiar a prática). Cometi o pecado da masturbação? Mantive relacionamentos com pessoas casadas ou divorciadas? Tive conversas maliciosas na internet, celular ou pessoalmente que me levassem a pecar contra a castidade? Usei roupas provocantes e sensuais levando os outros a pecar? Coloquei nas redes sociais fotos que não convém mostrando partes íntimas do meu corpo ou fazendo gestos indevidos? Apoiei ou fiz uso de preservativos e anticoncepcionais? (a melhor forma de se prevenir das doenças é pela castidade).


7º Não roubar; 10º e não cobiçar as coisas alheias: Prejudiquei alguém roubando, passando troco errado ou sendo injusto com o dinheiro? Fiz compras desnecessárias somente para ter o que os outros tem? Paguei as minhas dívidas? Comprei bebidas, cigarros ou outras coisas supérfluas somente para me mostrar para os outros? Recusei a dar esmolas, nem que seja de comida? Deixei de devolver algo que não me pertence? Paguei com justiça os meus funcionários? Fui injusto com os bens públicos enganando para ter privilégios usufruindo de coisas que são destinadas apenas aos necessitados? Fiz uso indevido de bens públicos? Fraudei documentos ou escondi a verdade para ter direito do governo a casas destinadas a pessoas pobres ou benefícios? Dei o meu dízimo ou retive para mim aquilo que pertence a Deus? Busquei fraudar instalações elétricas ou de água para pagar não pagar o que gastei? Cobrei um valor injusto pelo aluguel? Usei de forma indevida o dinheiro dos idosos me aproveitando da sua não lucidez? Peguei dinheiro dos outros em pequena ou grande quantidade achando que podia por serem pessoas da minha família?


8º Não mentir:
Inventei mentiras sobre os outros? Fofoquei? Inventei qualidades pessoais para ter um emprego ou ser promovido? Fiz alguém perder o seu emprego? Revelei faltas ocultas dos outros? Humilhei alguém em público? Fui falso com as pessoas?  Caluniei os sacerdotes e religiosas? Omiti na confissão certos pecados por medo ou vergonha?


4. Ato de contrição- Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e vos estimo, pesa-me, Senhor, de vos ter ofendido; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais tornar a vos ofender; espero alcançar de vossa infinita misericórdia o perdão de minhas culpas. Amém. 

5. Depois da confissão: Reze por um instante se possível diante do Sacrário onde está Jesus na Hóstia Santa. Agradeça a Deus pelo perdão de seus pecados fazendo o propósito de não mais pecar. Siga as orientações do padre com respeito a penitência da confissão e não deixe de realizá-la.

Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, eterna é a sua misericórdia.

Sempre aós as missas o padre estará atendendo as confissões na Igreja Matriz de São Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário