domingo, 24 de abril de 2016

A Igreja anula casamentos?












Por ocasião do ano da misericórdia recebemos a notícia pelos meios de comunicação que o Papa estava concedendo a alguns casais a nulidade de sua união. É bom entender que primeiramente o Papa Francisco não estava criando nada novo, apenas possibilitando a agilidade no processo de #nulidadematrimonial.
Outro ponto importante, é saber que a Igreja não "anula" o matrimônio, pois uma vez que houve o sacramento nem Deus rompe o que foi feito, somente a morte, pois como o sacerdote diz na hora do casamento a união sagrada do matrimônio é "até que a morte os separe". O que a Igreja faz por meio do seu #tribunaleclesiástico é declarar que não houve sacramento, apenas a celebração, faltando algum elemento importante para a validade deste.
Os casais que tem dúvida sobre a validade do seu matrimônio e que vivem em segunda união, não podendo confessar nem comungar por causa disso, devem buscar sem medo o seu pároco para este esclarecimento. Uma vez havendo na primeira união algum elemento que pudesse ter comprometido a validade do sacramento o caso será encaminhado às autoridades competentes.
Casos concretos em que o sacramento do matrimônio se torna inválido: quando alguém casa forçado, apenas motivado por questão de gravidez tendo a sua liberdade comprometida. Outro caso concreto é quando alguém casa enganado, por exemplo: questões de infidelidade matrimonial antes do casamento.
Deus é Pai e através da Mãe Igreja se aproxima com sua misericórdia dos casais que estão afastados da Eucaristia e da confissão. Porém, não de qualquer jeito, mas através do auxílio da Igreja que deve ser esta presença misericordiosa em meio ao povo de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário